Como cuidar de unhas fracas e amareladas?

Quem passa esmalte toda semana pode até esquecer qual é a carinha natural das unhas, não é mesmo? Por isso, pode ser uma surpresa desagradável remover as cores e os enfeites e encontrar unhas fracas e amareladas. Fala a verdade: dá até desespero na gente, né, amiga?

Então, se você está vivendo esse drama e não sabe como resolver, esse post é todinho seu! Vamos explicar tudo sobre a saúde e a aparência das unhas, por que elas ficam com essa aparência e, é claro, como recuperá-las 😉

Primeiramente, por que unhas fracas e amareladas?

Amiga, nós já conversamos sobre como as unhas refletem a saúde do seu organismo… vai, diz pra gente que você aprendeu 😂

É que dá para saber muito sobre como seu corpo está funcionando a partir do aspecto das unhas. Ou seja, unhas fracas e amareladas, que estejam descamando ou demorando demais para crescer são sinais de que você precisa ficar atenta a alguns hábitos. Isso porque elas podem indicar até problemas renais, metabólicos ou hormonais, sabia? 😱

Mas não se desespere. Na maioria das vezes, a aparência diferente da que você está acostumada é quase sempre causada pela falta de comidinhas saudáveis e nutritivas, com vitaminas, proteínas e minerais. Então, cuide da sua dieta, beba bastante água e deixe sua alimentação ok! 

Caso você não saiba por onde começar, continue conosco e relembre quais são as principais vitaminas para unhas, em quais alimentos encontrá-las e o que serve para cada caso.

Atenção, amiga: cada caso é um caso!

A consultora técnica Patrícia Maria de Almeida Pires, que é super entendida de sobrancelhas e unhas, explica: “Nossa pele, cabelos e unhas são (…) um espelho do corpo. Quando as unhas ficam fracas e quebradiças é um sinal de falta de vitaminas, e as amareladas, além da falta de nutriente, podem indicar que há fungos”.

Isto é, as unhas apontam exatamente qual é o problema! Agora, é só ficar atenta aos sintomas e buscar a solução ideal para cada situação. Pode ser simples, mas cuidar leva um tempinho e, por isso, é bom ter paciência.

Olha só quais são as melhores técnicas para melhorar as unhas quebradiças:

💅🏽 Evite lixar a superfície das unhas. Esse hábito desgasta sua estrutura e elimina os nutrientes que estiverem ali, enfraquecendo-as ainda mais;

💅🏽 Lembra que falamos sobre a importância da alimentação? Então, enriqueça sua dieta com comidinhas ricas em vitamina A, proteínas e nutrientes;

💅🏽 Use uma base de cálcio para fortalecê-las. A Arte Capricho tem várias com esse mineral na composição, como a Base Casco de Cavalo, que recupera as unhas ressecadas e revitalizadas, hidrata e supre as vitaminas que faltam.

Por outro lado, para unhas amarelas nós indicamos outros métodos. Isso porque unhas fracas e amareladas quase sempre são causadas por fungos ou alergia a algum produto. Então, procure seu dermatologista de confiança, tire suas dúvidas e, se for o caso, comece o tratamento que ele recomendar. Só por via das dúvidas, amiga 😉

Unhas amarelas: os cuidados certos para o resultado perfeito

Se suas unhas estão amarelas, fracas ou não, siga nossas dicas a seguir e conta pra gente nos comentários qual foi o resultado. É sucesso!

Use luvas em tudo que for fazer em casa

Sabe aquela faxina nossa de cada dia, bem completa? Proteja as mãos!

Isso porque produtos químicos, inclusive o detergente, podem penetrar nas unhas e não só enfraquecê-las muito, mas também causar problemas de pele.

Não tire toda a cutícula

Ela é a barreira que protege as unhas, em extensão e comprimento, de bactérias e fungos, os causadores da temida micose 😐 Além disso, preserva o formato e a qualidade da unha.

Inclusive, olha a curiosidade: você sabia que as americanas e europeias não têm o hábito de removerem a cutícula? Elas a hidratam e cuidam muito bem dela!

Então, prefira redutores, amolecedores e hidratantes para que ela fique sempre bem brilhante e forte. Se quiser mesmo tirar, remova só o excesso: aquela pelezinha que fica levantada depois de passar o palito, sabe?

Prefira bases e esmaltes livres de formaldeído e tolueno

É que esses produtos causam alergia à maioria das pessoas que os usa. Às vezes, foi isso que deixou suas unhas fracas e amareladas e você não sabia por quê 🤔

Assim sendo, escolha bases e esmaltes livres de formoldeído e tolueno, os 4 Free. É isso que significa essa sigla, amiga! Aposto que você não sabia dessa 😉

A Arte Capricho é tão sua parceira que, é claro, tem os produtinhos certos para você se livrar desse drama. Enquanto nossa Base Nano Argan protege e hidrata suas unhas, a Base Nano 5×1 protege e fortalece. Cada uma com sua função, se usada do jeito certo, irá recuperar suas unhas e deixá-las lindas e fortes para você arrasar!

Abandone os maus hábitos

Como já dissemos, alguns costumes são péssimos para a aparência e a saúde das nossas unhas. Usamos o exemplo da faxina, da má alimentação, mas tem mais, viu? Vamos relembrar?

💅🏽 Roer unhas. De longe, essa é uma das piores manias que a gente pode ter!

Nem percebemos que temos esse vício, esse “tique nervoso” de quem fica ansioso ou entediado com facilidade. Então, fique sabendo que roer unhas pode causar infecções bacterianas nas mãos e na boca, viu? Além disso, o contato das unhas com a mucosa oral pode desidratar e amolecer as unhas, remover suas proteções e seus nutrientes naturais.

E, amiga, vamos combinar que é um hábito nojento, não é mesmo? A gente usa tanto as mãos o dia todo e nem sempre se lembra de lavar!

Nesse outro texto do nosso blog, nós apresentamos com mais detalhes alguns dos problemas que podem causar unhas fracas e amareladas. E, é claro, também demos soluções para eles! 

Veja só outras manias que você pode ter e que deve evitar a todo custo:

💅🏽 Evite usar unhas de gel, vidro ou acrílico. Esses materiais danificam ainda mais as unhas naturais;

💅🏽 Não fique “cutucando” esmaltes lascados, uma com a outra ou com os dentes. Isso também “machuca” as unhas, por dentro e por fora; 

💅🏽 Não use suas unhas com ferramentas. Ou seja, esqueça a mania de arrancar coisinhas com a pontinha delas;

💅🏽 Sempre passe uma camada de base protetora, antes e depois de esmaltar! Inclusive, a Arte Capricho tem vários produtinhos incríveis para você dar aquele brilho especial para as cores e as artes!

A Arte Capricho Cosméticos está sempre ao seu lado! Em nosso blog e nossas redes sociais, você encontra muito conteúdo interessante e dicas para arrasar com unhas lindas, fortes e saudáveis! E no nosso site, você adquire todos os nossos produtos para se cuidar ❤️