Como cuidar dos pés em casa: dicas para você arrasar na primavera!

A primavera está chegando, deixando os dias mais quentes e coloridos – para nossa alegria! Ou seja, é hora de colocar os pés para jogo e apostar nas rasteirinhas, chinelos e sandálias. Mas, para isso, eles precisam estar lindos e bem cuidados, não é mesmo? Então, anota essas dicas e saiba como cuidar dos pés em casa!

Por onde começar a cuidar dos pés em casa?

Vamos começar pelo começo: os cuidados com os pés vão além das unhas. Na verdade, a aparência não é tudo: quanto mais macios e suaves forem os pezinhos, melhor, não é mesmo? 

Até porque os pés também proporcionam conforto e bem-estar no dia a dia e carregam a gente para cima e para baixo. Então, sapatos confortáveis, por favor! 

Quem adora uma esfoliação? 🙋🏾‍♀️

Que ela elimina as células mortas da pele, todo mundo sabe. Mas a esfoliação também deixa a pele lisinha e saudável, além de reduzir as rugas e a oleosidade. Aliás, fazer uma massagem com esse produto nos pés também é uma delícia para relaxar!

Você pode comprar cremes esfoliantes prontos em lojas de cosméticos e farmácias, mas também pode fazer o seu. Olha só algumas ideias:

  • Açúcar, fubá e óleo de amêndoas
  • Açúcar, mel e aveia
  • Açúcar e banana
  • Café e água

Para cada uma dessas receitinhas, é só misturar os ingredientes até virar um creme arenoso, meio áspero. Aí, espalhe com delicadeza, deixe agir por alguns minutos, seque com cuidado e admire o resultado!

Hidratação: sempre uma boa pedida para cuidar dos pés em casa!

Depois de esfoliar e remover as células mortas, a melhor maneira de garantir uma pele macia e gostosa é apostar em cremes hidratantes. Também é um dos passos mais básicos para cuidar dos pés em casa, viu?

Por exemplo: depois do banho, quando a pele está limpa e os poros estão abertos, escolha seu produtinho favorito e use, abuse e lambuze! Fazer esse ritual antes de dormir também é uma boa, pois os pés estão em repouso e vão absorver o creme quase tão bem quanto depois do banho.

Caso você não saiba qual creme escolher, a gente te ajuda. Olha só:

  • Se seu objetivo for suavizar e até aliviar as dores do dia, prefira produtos com emolientes na fórmula, como glicerina e/ou manteiga de karité;
  • Para renovar as células, escolha cremes com ácido salicílico ou glicólico. Vai até mudar a aparência, suavizando a pele e o aspecto de “rachado”.

Coloque um pouco do creme nas mãos e espalhe-a pelos pés todinhos. Para ajudar, coloque os pés para cima enquanto o produto age, já que isso ajuda na circulação sanguínea e diminui o inchaço e o cansaço.

Chegou a vez das unhas!

Em primeiro lugar, sabia que não é necessário fazer pedicure toda semana! Isso porque as unhas do pé têm menos contato com agentes externos por causa dos sapatos fechados, por isso desgastam com menos facilidade. Então, aposte em alguns segredinhos para você mesma cuidar dos pés em casa. Veja só:

O ideal é não cortar os cantinhos das unhas, pois elas podem encravar ou infeccionar. Então, corte e lixe, mas tome cuidado com a pele do dedo e com o formato natural das unhas, ok?

Outro ponto importante são as cutículas! Elas servem para impedir que micro-organismos entrem no nosso corpo. Por isso, ao invés de removê-las, empurre-as com uma espátula. Aposte também em um hidratante para mantê-las saudáveis. Você pode usar óleos vegetais naturais, produtos específicos como séruns hidratantes ou fortalecedores de cutículas e, é claro, as bases de tratamento da Arte Capricho!

Um exemplo é a Base Melaleuca, que com suas propriedades curativas é perfeita para prevenir e combater o surgimento de fungos e bactérias, os causadores das temidas micoses. Já a Base Niveladora é sua melhor amiga para corrigir as ondulações das unhas.

Mas onde encontrar esses produtinhos?

O site da Arte Capricho está de cara nova! Agora você pode garantir a sua base através dele ou procurar a loja mais próxima de você! 

 As Linhas de Tratamento, de Tratamento Especial e de Bases Profissionais estão aí para te ajudar a cuidar dos pés em casa, das mãos, da saúde e da aparência das unhas!