Sem dinheiro? Saiba como fazer a unha em casa em 10 passos

Truques de manicure para você aprender a fazer suas próprias unhas

A gente sabe que ficar sem fazer as unhas não é uma possibilidade para você. Mas também sabemos que ir à manicure toda semana pode pesar nas contas por aí. Por isso, separamos as melhores dicas para você aprender como fazer a unha em casa, sem perrengue. Então confie no nosso passo a passo (cheio de truquinhos) e voilà: unhas feitas e dinheirinho economizado! Vamos lá?

Preparando o momento manicure

As primeiras vezes fazendo as unhas em casa podem parecer um pouco trabalhosas e desajeitadas, mas continue treinando. Aos poucos você pega o jeito e esse passa a ser um momento gostoso da sua semana.

E para facilitar, nossa dica é já deixar tudo organizado, igual as manicures fazem, com toalhinha e tudo. Você pode até colocar uma musiquinha para relaxar, afinal… o momento é seu!

Você vai precisar de:

  • Removedor de esmalte
  • Espátula de empurrar cutícula e alicate
  • Cortador de unha e lixa
  • Creme hidratante para mãos e cutículas
  • Algodão
  • Palitinho
  • Base protetora
  • Esmalte de sua preferência
  • Base Mega Brilho

Aprendendo como fazer a unha em casa

1) Retire o esmalte atual

Mesmo que você já tenha retirado o esmalte, tire com um removedor todos os cantinhos que ficaram (esquece a acetona, hein?). 

2) Corte e lixe as unhas

Se suas unhas estiverem muito grandes, prefira cortá-las e só depois lixá-las. Use a lixa apenas para acertar o formato e dar acabamento às unhas.

Além disso, atenção ao movimento da lixa: evite o vai e vem! O certo é lixar em apenas uma direção. Esses truques de como fazer a unha em casa evitarão que elas enfraqueçam.

3) Amoleça as cutículas

Antes de encostar no alicate, lembre-se de amolecer suas cutículas. Isso evitará os famosos bifes! Você pode fazer isso passando um creme hidratante para mãos e cutículas, e colocando um pedacinho de algodão em cima de cada unha. Assim, deixe cair uma gotinha de água em cada pontinha do dedo para ajudar a amolecer.

4) Tire apenas o excesso de cutícula

Com a espátula, empurre com cuidado as cutículas já amolecidas e retire apenas o excesso delas. Isso porque são elas que protegem as unhas da ação de micro-organismos e de infecções por produtos químicos.

5) Hidrate as mãos

Antes de começar a esmaltação, aplique apenas um pouquinho de creme nas mãos para hidratá-las.

6) Passe uma base protetora

O melhor jeito de você proteger suas unhas é aplicando uma base. Esse é o principal truque para mantê-las saudáveis e fortes. Dessa maneira, você evita o contato direto das unhas com as substâncias dos esmaltes.

Você também pode optar por bases mais completas, que ajudem, por exemplo, no crescimento das suas unhas. As bases de tratamento da Arte Capricho Cosméticos têm composições cheias de vitaminas e nutrientes necessários para manter as unhas sempre impecáveis. Conheça a Base Casco de Tartaruga Marinha e a Base Vitaminada 6×1.

Neste texto, te contamos como fazer para as unhas crescerem mais rápido.

7) Esmalte com aquela cor de arrasar

É na hora de esmaltar que você mais sofre? Então vamos aos truques!

  • Passe o esmalte primeiro na sua mão não dominante
  • Use o truque das 3 listras para acabar com o drama das unhas todas borradas
  • Antes de passar a segunda camada, espere que o esmalte seque bem!

8) Finalize com a Base Mega Brilho

Depois de esmaltar, é sempre bom finalizar com a Base Mega Brilho. Afinal, é ela que dará aquele aspecto brilhante e intacto e também ajudará na secagem!

Como fazer a unha em casa pelas primeiras vezes pode não ter tão fácil assim, é normal que você esbarre em algo ou amasse o esmalte. Essa base que indicamos também é uma boa opção para arrumar esses pequenos incidentes.

9) Retire o excesso do esmalte

Envolva o palitinho com um pouco de algodão e molhe-o no removedor de esmaltes. Assim, com cuidado, limpe os cantinhos de esmalte que ficaram ao redor das unhas. A melhor maneira de fazer isso é passar o palito de baixo para cima das unhas. Da lateral das cutículas até a parte de cima do dedo, fazendo o contorno.

10) Coloque as mãos em água gelada

Por fim, mergulhe suas mãos em um potinho com água bem gelada e deixe por alguns minutos! Esse é um ótimo truque de quem faz as unhas em casa. Ele serve para evitar aquelas bolhinhas de ar que aparecem em dias muito quentes, sabe?

Se ainda assim as bolhas de ar aparecerem, confia na Base Mega Brilho e vai!

Conte sempre com a proteção das bases de tratamento da Arte Capricho para cuidar das suas unhas!