Como tratar unhas com micose?

Unhas com micose ficam feias e deformadas, não é mesmo? Só que não é só pela estética que você precisa tratar esse problema – é pela saúde também.

Mas não precisa se desesperar, pois a Arte Capricho vai te ajudar a recuperar a saúde e a beleza das suas unhas! Neste texto, vamos te explicar o que é a micose das unhas, como tratá-la e como evitar.

O que é a micose?

A micose é uma infecção causada por um fungo, um ser vivo muito simples que pode se nutrir, por exemplo, de queratina, da qual a unha é composta.

Você também pode encontrar o nome “onicomicose” para esse tipo de micose que afeta as unhas e os tecidos ao redor delas.

Como identificar micoses nas unhas?

Você não vai enxergar o fungo, pois ele é microscópico. Para identificar as unhas com micose, porém, você pode observar alguns aspectos:

  1. Tons amarelados, esbranquiçados ou escuros merecem atenção;
  2. Deslocamento da bordinha da unha pelos cantos;
  3. Unhas mais grossas, duras e opacas;
  4. Manchas brancas na superfície das unhas;
  5. Odor desagradável.

Geralmente, as unhas dos pés são as mais atingidas. No entanto, isso não significa que as mãos estejam livres desse problema.

Prevenindo-se de unhas com micose

O cenário ideal para a proliferação de fungos são ambientes escuros, quentes e úmidos. Eles podem ser transmitidos de diferentes maneiras, como contato direto ou pelo solo.

Por isso, preste muita atenção em banheiros, vestiários, chuveiros e piscinas de clubes. Ande sempre de chinelo nesses locais para evitar micose nas unhas dos pés.

Evite também emprestar objetos pessoais como lixas, cortadores, tesouras e alicates de unhas.

Fungos podem ser transmitidos de uma região para a outra, como do próprio couro cabeludo para as unhas. Então, fique de olho também no compartilhamento de pentes, escovas de cabelo, toalhas de banho e roupas de camas.

Tratando as unhas com micose

É possível identificar a micose no estágio ainda inicial, mas o ideal é procurar um dermatologista, que dará as devidas orientações sobre o melhor tratamento. Geralmente, são combinados medicamentos antifúngicos e uso tópico de cremes e esmaltes.

Com esse último, a Arte Capricho pode te ajudar. Isso porque produzimos bases de tratamento com composições específicas para a necessidade de cada tipo de unha. Conheça os tratamentos que indicamos para unhas com micose:

O ideal também é que você interrompa o processo de corte das cutículas e mantenha as unhas sempre higienizadas.

Lembre-se: essa é apenas uma indicação, que deve ser combinada com uma boa alimentação. Se os sintomas persistirem, procure um especialista.

Conheça todas as bases de tratamento da Arte Capricho Cosméticos e veja os resultados!