Quais são as principais vitaminas para unhas? Descubra agora!

Unhas fracas, que lascam ou quebram por qualquer coisinha; que não crescem; com “ondinhas”; amareladas ou com manchinhas brancas. Quem nunca sofreu com algum desses dramas que atire a primeira pedra! Mas, amiga, você sabia que a aparência das unhas também reflete o estado da sua saúde? É por isso que conhecer as principais vitaminas para unhas pode ajudar (e muito) na hora de recuperá-las.

Isso porque o aspecto e a força das unhas muitas vezes indicam que tem alguma coisa errada no seu corpo. Podemos apontar como exemplos problemas renais, metabólicos ou hormonais. Mas pode ficar tranquila! Se você já sabe que não é seu caso, a solução é mais simples do que parece: faltam vitaminas e nutrientes na sua alimentação.

Então, como resolver esse problema e ter as unhas lindas e fortes que você sempre quis? Vem com a gente!

Qual é a importância das vitaminas para unhas?

As vitaminas vão muito além da aparência e da saúde das unhas. Isso porque elas são as responsáveis pelo bom funcionamento do organismo todo, agindo como catalisadoras para reações e mantendo os sistemas em equilíbrio. As vitaminas para unhas podem ser obtidas a partir da sua alimentação. Assim, veja o que não pode faltar no seu cardápio:

As vitaminas A, D, E e K são encontradas nas gorduras de leite, queijo, gema de ovo, carne e fígado. Como ficam acumuladas no tecido adiposo, também conhecido como gordura, não precisamos consumi-las todos os dias.

As vitaminas C e do complexo B (B1, B2, B5, B6 e B12, ácido fólico, biotina e ácido pantotênico) são encontradas em vegetais. A B12 é exclusiva de produtos de origem animal. Essas se dissolvem na água e, já que o corpo elimina seus excessos pela urina, precisamos consumi-las com mais frequência.

E por que as unhas ficam tão fracas, afinal?

Simplesmente porque faltam vitaminas A, B (todas do complexo), C e E no nosso organismo, ou seja, as principais vitaminas para unhas. Mas não se desespere: para a nossa sorte, nós as encontramos em uma alimentação balanceada e na grande maioria das bases fortalecedoras!

Mas quando saber, pela aparência das unhas, qual é a vitamina que está faltando?

Unhas fracas, quebradiças e com manchinhas brancas, por exemplo, indicam falta de ferro, selênio e cálcio no organismo. Então, aposte em alimentos ricos nesses elementos.

Sabia que tem bastante ferro em carne vermelha, vegetais verde-escuros, leguminosas e cereais integrais? Já o selênio está na castanha-do-pará, no pão francês, no frango, no arroz, nos ovos, na carne bovina e no feijão. Para o cálcio, você pode investir no brócolis, nas folhas escuras e no grão-de-bico!

Se os problemas persistirem, marque uma consulta com o médico de sua confiança e verifique a possibilidade de suplementação.

Será que você se identificou com algum desses casos, amiga? Se sim, é hora de prestar atenção aos sinais que seu corpo está te dando e cuidar dele do jeito certo.

Lembrando: este conteúdo é apenas informativo. Mantenha em dia os cuidados com sua saúde e as consultas com seu médico, além de uma alimentação balanceada e equilibrada! Essa é a maior fonte de vitaminas e nutrientes, então, é a melhor amiga das suas unhas!

Nas bases da Arte Capricho Cosméticos, você encontra todas as vitaminas para unhas para deixá-las sempre lindas, fortes e super resistentes! Depois, é só passar seu esmalte favorito e arrasar!

 A Base Vitamina 6×1 e a Base Nano Argan são compostas por complexos vitamínicos ótimos para fortalecer as unhas. Conheça nossa Linha de Tratamento e a Linha Tratamento Especial, com bases específicas para cada necessidade.