Qual é o melhor remédio para unhas fracas e rachadas?

Veja o tratamento que a Arte Capricho indica

Vai chegando perto do final de semana e o drama recomeça: esconder com esmalte as unhas fracas e rachadas. Quem nunca fez isso que atire a primeira pedra, né, meninas? Mas mesmo que esse problema nos incomode pela estética, as unhas também precisam fazer parte dos cuidados de saúde. Neste texto, a Arte Capricho te ajuda a identificar o problema e te indica o melhor remédio para unhas fracas e rachadas!

O que é uma unha saudável

Uma unha saudável é aquela flexível, brilhante e lisa, sem irregularidades na superfície.

Essas características estão relacionadas às propriedades da unha, que é formada basicamente por uma proteína chamada queratina. Assim, a consistência da sua unha tem a ver com as reações químicas que acontecem na estrutura dessa proteína.

A causa das unhas fracas e rachadas

Ninguém merece unhas fracas e rachadas, isso é óbvio. Mas é preciso ir além da estética se você quer parar de ter esse problema. Afinal, se suas unhas estão assim, alguma causa tem.

Por isso, identificar a causa é o principal ponto antes de chegarmos ao melhor remédio para unhas fracas e rachadas. No geral, as unhas enfraquecem por um trauma ou pela falta de nutrientes, mas é importante dar atenção também a outros motivos.

Separamos uma lista das causas mais comuns das unhas fracas e rachadas:

  • Alimentação pobre em nutrientes e vitaminas

O primeiro ponto que você deve analisar é a sua alimentação. Seu cardápio deve equilibrar vitaminas, minerais (Cálcio), proteínas e nutrientes como Ferro. Aqui mesmo no nosso blog você pode ver onde encontrar as principais vitaminas para a sua unha. Também não se esqueça de beber diariamente bastante água!

  • Uso de acetona para retirar o esmalte

Mocinha, esqueça a acetona de uma vez por todas! Elas deixam as unhas ressecadas e sem brilho. Isso faz com que ela fique quebradiça rapidamente. O ideal é usar um removedor de esmalte, que é menos agressivo. Mas atenção: evite usar o produto mais do que uma vez na semana.

  • Ação de fungos e bactérias

Temperaturas mais altas e ambientes úmidos compõem o cenário perfeito para a ação de fungos e bactérias. Por isso, mantenha as mãos e os pés frescos, o corte das unhas e o cuidado com as cutículas sempre em dia.

Além disso, retirar as cutículas em excesso pode deixar a região mais propensa à ação desses micro-organismos e da infecção por produtos químicos.

Outra dica bem importante é não compartilhar seus utensílios de manicure. Isso evita ainda mais as contaminações.

  • Uso de produtos químicos e de limpeza

Produtos como detergentes deixam as mãos e as unhas ressecadas. Isso enfraquece as unhas e as deixa cada vez mais frágeis. Assim, proteja a região usando uma luva, mesmo quando for para lavar apenas um prato e um copo. Sem preguiça, hein?

  • Anemias, hipotireoidismo ou má absorção de nutrientes

Infelizmente, unhas fracas e rachadas podem indicar uma doença ou alguma disfunção do corpo. Anemias, hipotireoidismo e a má absorção de nutrientes são algumas delas. No geral, elas têm em comum o fato de que os nutrientes necessários não chegam até as unhas. Então é preciso atenção! O ideal é procurar um dermatologista para identificar o problema e seguir com o tratamento mais adequado. 

Então qual é o melhor remédio para unhas fracas e rachadas?

Agora que você já sabe as principais causas de unhas fracas e rachadas, tente identificar qual é a possível delas em seu caso.

A Arte Capricho Cosméticos produz bases de tratamento específicas para diversos tipos de unhas. Por isso, temos uma boa indicação* de remédio para unhas fracas e rachadas.

Siga o passo a passo abaixo com as bases da Arte Capricho e veja os resultados:

  1. Aplique a Base Vitaminada 6×1 ou a Base Nano Argan por 7 dias
  2. Depois disso, use a Base Casco de Cavalo antes da esmaltação e finalize com a Base Mega Brilho
  3. Você também pode passar a Base Melaleuca diariamente

*Lembrando que essa é apenas uma indicação, a qual deve ser combinada com uma boa alimentação. Se suas unhas continuarem frágeis, procure um especialista.

Na Arte Capricho Cosméticos, você encontra bases de tratamentos para todos os tipos de unha.

Conheça todas as nossas linhas!